Lisbon, Portugal
January 25, 2013
Um estudo publicado na revista Nature (1) sugere que o cultivo de algodão Bt – geneticamente modificado para resistir ao ataque de pragas de insectos como os afídios – contribui para o aumento da biodiversidade nos ecossistemas agrícolas, fomentando uma agricultura mais sustentável.
A utilização deste algodão transgénico representa mais uma vantagem adicional a outras já bem conhecidas: o aumento da produtividade das culturas, uma vez que não existe destruição das plantas por parte das pragas; e a redução da aplicação de pesticidas para combater essas pragas, uma vez que deixam de actuar sobre as culturas.
Os autores deste artigo da Nature – considerada uma das revistas científicas mais importantes da actualidade – basearam-se em estudos realizados durante 20 anos (entre 1990 e 2010), em 36 locais de províncias chinesas. Na sua análise, os investigadores mostraram que existe um aumento da abundância de insectos predadores benéficos (joaninhas, crisopas e aranhas) para os ecossistemas agrícolas dos campos de algodão Bt e para os campos vizinhos de culturas convencionais (algodão, milho, amendoim e soja).
O aumento demonstrado de biodiversidade nos campos de algodão transgénico e nos seus campos vizinhos explica-se pelo seguinte: uma vez que há redução de insecticidas nas culturas de algodão Bt, então há também uma redução da mortalidade dos insectos predadores das pragas que aumentam a sua presença. Em consequência, o aumento do número e da acção desses insectos benéficos funciona como biocontrolo das pragas de afídios.
O algodão Bt é a única cultura geneticamente modificada aprovada para cultivo na China e é utilizada desde 1997. Em 2012, a produção de algodão transgénico representou cerca de 70% da produção total de algodão naquele país. Estima-se que esta percentagem irá aumentar ainda mais em 2013, o que revela a importância cada vez maior da utilização de produtos geneticamente modificados para a agricultura, para o aumento da biodiversidade e para o aumento da sustentabilidade da agricultura.
DOCUMENTOS ADICIONAIS
(1) Artigo Artigo - Lu Y, Wu K, Jiang Y, Guo Y, Desneux N. Nature. (2012). Widespread adoption of Bt cotton and insecticide decrease promotes biocontrol services.
http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature11153.html
GAIN - Global Agricultural Information Network (2012)
Peoples Republic of China Agricultural Biotechnology Annual Report (2012)
USDA Foreign Agricultural Service
http://gain.fas.usda.gov/Recent%20GAIN%20Publications/Agricultural%20Biotechnology%20Annual_Beijing_China%20-%20Peoples%20Republic%20of_7-13-2012.pdf