home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Market Page

Market data
Market data sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Produção de canola cresce 36% no Brasil


Brazil
November 21, 2016


Clima favoreceu a produtividade das lavouras - Foto: Joseani Antunes

A colheita da canola está praticamente concluída no Rio Grande do Sul, maior produtor no País. O crescimento da área esteve acompanhado de incremento na produtividade das lavouras, favorecidas pelas condições climáticas do inverno.

De acordo com dados da CONAB (novembro de 2016), a safra atual apresentou 7% de aumento de área em relação ao ano passado, registrando mais de 47 mil hectares no Brasil. A produtividade média também deverá ser 30% maior, acima de 1.600 quilos por hectare (kg/ha). Estima-se que a produção total de grãos atinja 75 mil toneladas, um incremento de 36,6%.

Para o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, Paulo Ernani Ferreira, a canola tem ganhado destaque entre os cultivos de inverno, tanto como alternativa para a rotação de culturas, como para a geração de renda. Segundo ele, a canola apresentou crescimento constante nos últimos três anos, com rendimentos variáveis em função das condições climáticas e da experiência do produtor. A produtividade média que em 2014 foi de 812 kg/ha, subiu para 1.236 em 2015 e chegou a 1.576 em 2016.

Em 2015, foi cultivado canola em oito estados brasileiros (RS, PR, MS, MG, GO, SC, SP e MT). Já em 2016, a canola esteve presente em cinco estados (RS, PR, MG, SC e MT), mas com aumento de área, especialmente no Rio Grande do Sul, com mais 47 mil hectares, expansão de 28% em relação ao ano passado. "A canola ainda é vista como alternativa na rotação de culturas, muitas vezes cedendo espaço para cereais como o milho safrinha e a aveia. Mas finalmente os produtores têm conseguido boas produtividades e constatam os benefícios da canola para os cultivos subsequentes, passando a cultivar canola todos os anos, ampliando gradativamente a área de cultivo", observa o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Tomm.

Nesta safra, o clima favoreceu a canola no RS, com vários produtores alcançando rendimentos próximos aos 2.400 kg/ha. Foram registradas perdas isoladas em lavouras mais tardias, especialmente na região noroeste do Estado, devido a chuvas fortes que causaram debulha de lavouras prontas para colher. No Paraná, onde a área cultivada apresentou redução de 20% em relação a 2015 devido ao alto preço do milho safrinha, a canola sofreu perdas devido a geadas na floração, ainda assim encerrando a colheita com média de 1.400 kg/ha.

Na avaliação da CONAB, os resultados desta safra deverão estimular os produtores a investir ainda mais na cultura, posicionando a canola ao lado da aveia como cultura de inverno de melhor resultado ao produtor. Os preços seguem atrativos, oscilando entre R$ 66 e R$ 68 por saca de 60kg.

  



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: November 21, 2016

 
 

Better Food Venture's
AgTech Landscape 2019

 

 

2019 THRIVE Top 50
landscape map

 

Concentration in Seed Markets - Potential Effects and Policy Responses

(OECD December 2018)
 

Visualizing Consolidation
in the Global Seed Industry
1996–2018

Seed Industry Structure
1996-2018

Phil Howard
Associate Professor
Michigan State University


 

2017 Seed Company Family Tree
Ccreated Septebmer 2017
by Robert Walsh
WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

Syngenta Brands Family Tree
Ccreated January 2017 by Robert Walsh, WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

 
Rabobank's
World Vegetable Map 2018

 

 


Archive of the MARKETS section

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved