Brazil
October 27, 2014
Criado há três anos, o programa de relacionamento Bayer Agro Services, da Bayer CropScience, inovou ao oferecer serviços focados no desenvolvimento de negócios dos produtores rurais
O agronegócio brasileiro tem demonstrado que o processo de profissionalização é uma realidade no campo e, como toda transformação, traz grandes desafios para a cadeia produtiva. Pensando nisso a Bayer CropScience criou há três anos o programa de relacionamento Bayer Agro Services, único no mercado agrícola com foco no aumento produtivo dos clientes por meio de serviços de treinamentos e consultorias.
A necessidade de mais conhecimento, equipes de alto desempenho, e contato constante com novas tecnologias, faz parte desse processo irreversível, e quem acompanha o dia a dia do campo sabe que não é tarefa fácil. Por isso, os serviços oferecidos aos clientes têm sido grandes aliados na hora de aprimorar a processo produtivo.
Ivan Moreno, diretor de Acesso ao Mercado da Bayer CropScience, explica que a empresa vem investindo para sempre ser parceira do agronegócio brasileiro. “O funcionamento é bastante prático, pois ao adquirir produtos do portfólio Bayer CropScience, o produtor acumula pontos que podem ser resgatados por serviços focados em seus negócios.”
O menu do Bayer Agro Services é formado por mais de 25 opções que vão da capacitação de lideranças ao conhecimento para a aplicação de defensivos agrícolas; do preparo para novas tecnologias de georreferência até o suporte no processo de sucessão familiar. Tecnologia, RH, segurança da informação e sustentabilidade são alguns dos assuntos abordados pelos treinamentos.
Neste período já foram resgatados mais de 1,5 bilhão de pontos em mais de 450 serviços prestados e cerca de 310 serviços implantados, envolvendo mais de 100 clientes. Ao todo, a cartela de clientes que fazem parte do programa é mais ou menos 280 produtores. Grande parte deles solicitou a visita de algum agroespecialista, profissional que faz parte de um time de experts da Bayer CropScience em ciência das plantas, como fitopatologistas, entomologistas, fisiologistas, entre outros pesquisadores ligados à ciência das plantas.
“Hoje o programa oferece consultorias e treinamentos para clientes que, juntos, têm mais de 16 milhões de hectares no Brasil”, complementa Ivan. O suporte técnico e a consultoria empresarial destes consultores, aliado ao uso adequado dos defensivos, têm proporcionado números ainda mais positivos no final da safra.
Compartilhar informações com o objetivo de aumentar a produtividade está no DNA da Bayer CropScience. “A Bayer é uma empresa de mais de 150 anos e sempre buscou compartilhar suas experiências com os clientes. Na agricultura, temos foco em crescer junto com o cliente e não a partir dele. Os serviços que disponibilizamos ajudam a construir e manter essa proximidade”, comenta Gerhard Bohne, diretor de Operações de Negócios da Bayer CropScience Brasil.
Clientes satisfeitos
Quando o assunto é investimento em Recursos Humanos, o programa coleciona algumas histórias como o suporte dado ao projeto do agricultor Ademar Marçal, da Fazenda São Francisco, na Bahia. Por meio do Bayer Agro Services, a Bayer CropScience contribuiu com uma consultoria à disposição do produtor para identificar e selecionar, nas últimas safras, cerca de 30 engenheiros agrônomos.
O recrutamento é feito em todo o Brasil e os profissionais ficam um ano em diversas funções trabalhando na fazenda, como parte de um inovador programa de trainee. “O campo tem mudado muito. A realidade de hoje exige atuação profissional, de olho no futuro e no aumento produtivo. Para atingir nossas metas de produção, não vejo outro caminho a não ser um programa deste porte, que conta com o trabalho destes jovens recém-formados durante um ano e depois absorve grande parte deles como mão de obra fixa na fazenda”, comenta o empresário.
No momento em que se fala em preparo técnico não se pode desperdiçar tempo, tampouco insumos agrícolas. Por isso, o Bayer Agro Services oferece capacitações que têm levado mais conhecimento ao campo nesta área. “Resgatamos um treinamento de Tecnologia de Aplicação, dentro do Bayer Capacitação de Operadores, e ele trouxe muito conhecimento para as equipes. Foi algo que acrescentou informações à experiência que as pessoas já tinham”, conta Daniel Dal Bem, do Grupo SLC, no Mato Grosso.
No menu de serviços oferecido, Ivan Moreno também destaca o Bayer Programa de Sucessão. “Temos ajudado empresários do agronegócio a planejar a transição de poder dentro das fazendas e empresas agrícolas. O que se tem observado no campo é um convívio diário de agricultores com idade entre 60 e 70 anos e seus filhos que, em alguns casos, já concluíram a faculdade, cursaram MBA e até moraram fora do País. A sucessão entre gerações tão diferentes tem que ser feita com cuidado”.