home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Market Page

Market data
Market data sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor) lança dados do mercado de flores e plantas ornamentais


Brazil
June 3, 2014

Durante o evento de comemoração da Pró-Horti, também foram apresentados os dados do novo levantamento da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais no Brasil, realizado pelo Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor), que tem como referência o ano de 2013. A pesquisa, apresentada pelo presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker, contemplou 350 espécies e mais oito mil produtos. O segmento emprega no campo oito pessoas por hectare, em 13.800 hectares de área cultivada em todo o País.

 

Atualmente, o Distrito Federal e os estados de São Paulo e Santa Catarina são os maiores produtores de flores e plantas ornamentais. Ao todo, são 22 mil pontos de venda apenas no Varejo, com uma média de consumo per capita de R$ 26,00 por ano, sendo SP e DF os maiores consumidores, respectivamente. “Em 2013, o segmento obteve um faturamento estimado em R$ 5,2 bilhões. Para 2014, a expectativa é de que haja um aumento de 8% a 10% nas vendas de produtos do segmento”, apontou Schoenmaker.

 

A presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silvia Van Roijen, pontuou que as demandas do setor privado são encaminhadas ao Mapa e às Câmaras Setoriais, a fim de resolver os principais gargalos da cadeia produtiva, dentre os quais destacou a defesa da propriedade intelectual nas pesquisas e desenvolvimento de novas cultivares. “Não conseguimos estimular inovação para produção de novas cultivares sem uma lei adequada que assegure a proteção de direitos de propriedade intelectual dos profissionais e empresas que trabalham com melhoramento genético”.

 

Segundo Silvia há ainda 14 mil registros pendentes, em todo o País, para serem emitidos pelo Ministério da Agricultura, por meio do Registro Nacional de Cultivares (RNC), para regulamentar a produção nacional de flores e plantas ornamentais. Atualmente, a espera é de cinco a seis anos para a obtenção do RNC, com multas de 2 a 6 mil reais, por cultivar, para os produtores que comercializarem cultivares sem registro. Para ela, o projeto de Lei (4937/2013), de autoria de Junji Abe, que dispensa as cultivares de flores e plantas ornamentais, de domínio público, da obrigatoriedade de inscrição no RNC, poderá otimizar a questão. A matéria seguirá para análise do Senado Federal.
 



More news from: ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas *


Website: http://www.abcsem.com.br/site/index.html

Published: June 3, 2014

 
 

Better Food Venture's
AgTech Landscape 2019

 

 

2019 THRIVE Top 50
landscape map

 

Concentration in Seed Markets - Potential Effects and Policy Responses

(OECD December 2018)
 

Visualizing Consolidation
in the Global Seed Industry
1996–2018

Seed Industry Structure
1996-2018

Phil Howard
Associate Professor
Michigan State University


 

2017 Seed Company Family Tree
Ccreated Septebmer 2017
by Robert Walsh
WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

Syngenta Brands Family Tree
Ccreated January 2017 by Robert Walsh, WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

 
Rabobank's
World Vegetable Map 2018

 

 


Archive of the MARKETS section

 

 

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved